29 agosto, 2009 Prefeitura entrega novas instalações de secretaria e se estrutura para municipalização do trânsito

Macaíba é a terceira cidade do Estado a realizar o processo de municipalização da gestão do trânsito

Depois de assinar o convênio com o governo do Estado que se constitui no passo inicial para a municipalização do trânsito da cidade, a Prefeitura de Macaíba entrega a nova sede da Secretaria de Trânsito e Transporte, que proporcionará mais agilidade e organização aos procedimentos de melhoria do tráfego macaibense. A solenidade ocorreu na sexta-feira (28.08) e contou com a presença de autoridades políticas como a chefe do executivo macaibense, Marília Dias, o vice-prefeito Aurí Simplício, o deputado estadual Ricarto Motta, vereadores do município, o diretor geral do Detran/RN, Carlos Theodorico Bezerra, além de servidores municipais e cidadãos.

A municipalização do trânsito de Macaíba, que está sendo acompanhada simultaneamente por uma equipe dos governos municipal e estadual, vai garantir ao município todo o processo de sinalização, fiscalização e educação do tráfego da cidade.

Para a prefeita Marília Dias, este investimento se constitui não apenas no início de um trabalho de eficientização e organização no trânsito da cidade, mas também se confirma como um procedimento necessário para a melhoria da qualidade de vida do cidadão macaibense e está integrado ao crescimento de Macaíba.

“Temos orgulho de dizer que Macaíba está se preparando com muito equilíbrio e organização para o futuro e isto passa pelo investimento em todas as áreas, como é o caso do trânsito, que tem crescido vertiginosamente nestes últimos anos. È um desafio que assumimos com o futuro de nossa cidade e que vai proporcionar melhorias significativas na vida de condutores de veículos e de pedestres do nosso município”, comenta a prefeita.

Além da entrega das novas instalações físicas, a secretaria de trânsito e transportes municipal também recebeu recentemente investimentos no aumento da frota de veículos e na nomeação de agentes de trânsito que foram aprovados no último concurso público. O trabalho de sinalização horizontal de ruas com grande fluxo de veículos, como a Dr. Pedro Velho, e a pintura de faixas de pedestres, que estão previstos para os próximos dias, vão garantir melhorias aos condutores de veículos e pedestres que circulam pelo município.

Outra iniciativa que está sendo realizada pela administração municipal, através da secretaria, é o processo de regularização do transporte interdistrital, que organizará o sistema público das linhas que passam pela zona rural e pela zona urbana de Macaíba.

A administração municipal também fez recentemente a iluminação da ponte do conjunto Tavares de Lira, que garante mais segurança aos usuários e proporcionou melhoria ao aspecto paisagístico da cidade. O serviço de recuperação da malha viária já foi realizado em dez ruas e avenidas de Macaíba, outras ruas estão sendo recuperadas através da operação “tapa-buracos” e estradas vicinais da zona rural estão sendo reestruturadas.

SECRETARIAS DE TRÂNSITO E EDUCAÇÃO PREPARAM SEMANA DO TRÂNSITO

A Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 22 de setembro, será lembrada em Macaíba com uma série de atividades no município. A idéia é realizar trabalhos de cidadania e de educação para o trânsito para os cidadãos do município. A primeira iniciativa começou com a promoção de um concurso de redação para os estudantes da rede municipal de educação, e teve o objetivo de sensibilizar os alunos quanto a importância do trânsito para o dia-a-dia de cada cidadão. Durante a Semana de Trânsito, estão previstas outras atividades como distribuição de cartilhas e panfletos, além de orientações sobre segurança e disciplina.

Por: Bruno Falcão / Assecom - PMM

Fotos: Márcio Lucas / Assecom - PMM