15 setembro, 2009 Prefeitura capacita professores da rede municipal

Seminário visa orientar professores para lidar com problema das drogas junto aos jovens macaibenses

Acreditando na educação como a base para o fortalecimento do Município, a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) começa nesta segunda (14) o “I Seminário de Prevenção ao Uso Indevido e Abuso de Drogas: Uma Abordagem Interdisciplinar”, cujo objetivo é capacitar os professores da rede municipal para identificar e lidar com problemas relacionados às drogas junto aos jovens macaibenses. O evento acontece no Centro de Convivência Pax Clube e vai até quarta-feira (16).

A iniciativa visa implementar um pleito antigo dos professores da rede municipal: a capacitação dos educadores. Este é o segundo seminário realizado neste ano. O terceiro evento deste tipo deve ocorrer ao final do ano e trará uma avaliação pedagógica que tem por finalidade o planejamento as ações de ensino para os próximos três anos.

Na segunda-feira (14) a programação conta com uma conferência de abertura do evento, marcada para as 9h, com o tema “Drogas no contexto em que vivemos: histórico e evolução”, com o professor Roberto Carvalho de Oliveira Freitas. Durante o dia, conferências, apresentações e mesas redondas trarão a temática das drogas para o centro das discussões.

A terça-feira (15) conta com a apresentação do grupo Oikos, às 8h, seguida de uma mesa redonda, às 8h30, com o tema “Ações Governamentais de Atenção e Proteção à Criança e ao Adolescente”. Às 10h30, um debate encerra as atividades do período da manhã.

À tarde, a programação continua com uma conferência sobre a atuação do Conselho Tutelar e a Legislação de Apoio à Criança e ao Adolescente, com a presidente do Conselho Tutelar do Município, Josione Estevam da Silva.

Ainda na terça-feira, um debate será realizado, às 14h30, além de uma conferência sobre prevenção, às 15h, um debate, às 16h, e a apresentação de hip-hop do grupo da Associação Cultural Dialetos.

O último dia do evento (quarta) traz às 8h uma mesa redonda sobre o papel da escola nas ações de prevenção junto aos adolescentes para impedir a entrada no mundo das drogas. Às 16h, um debate encerra as atividades.