04 abril, 2013 Quem lembra da vacina se protege da gripe

Vacinação contra a Influenza

Com o slogan: “Quem lembra da vacina se protege da gripe” a Secretaria Municipal de Saúde realizará de 15 a 26 de abril a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. O Dia D da campanha será no dia 20 de abril, sábado, em todo território brasileiro, abrindo oficialmente  a Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza.

gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. O nome influenza vem da língua italiana, e significa "influência" (em latim, influentia). Em humanos, os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febredor de gargantadores muscularesdores de cabeçatosse, fadiga e mal estar. Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente em crianças pequenas e idosos. Embora às vezes seja confundida com o resfriado, a gripe é muito mais grave e causada por vários tipos de vírus. Pode causar náusea e vômito, especialmente em crianças, mas tais sintomas são mais característicos da não relacionada gastroenterite, que pode ser chamada de "gripe de estômago" ou "gripe de 24 horas".

A gripe se espalha ao redor do mundo em epidemias, que resultam em mortes de centenas de milhares de pessoas anualmente — milhões em anos de pandemia. Três epidemias da doença ocorreram no século 20 mataram dezenas de milhões de pessoas, com cada uma destas pandemias sendo causada pelo surgimento de uma nova variedade do vírus em humanos.

O município de Macaíba está somando todos os esforços para atingir a meta que é a de vacinar 80% de toda a população prioritária, 120 profissionais de saúde estarão envolvidos nesta campanha. O objetivo é vacinar 9.625 pessoas entre crianças, gestantes, puérperas até o 45º dia pós-parto e idosos, bem como os portadores de doenças crônicas e a população privada de liberdade.

A abertura da campanha no município de Macaíba ocorrerá no centro de convivência de idosos dia 20 de abril, às 8:00h.

A prefeitura municipal convida todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários a comparecerem neste dia aos postos de vacinação para tomarem a vacina e se protegerem da gripe.