04 abril, 2013 Abertura do PNAIC/Macaíba

Solenidade do PNAIC/Macaíba

Será realizado neste dia 05-04, nas dependências do Centro de Convivência Pax Club a abertura de Solenidade do PNAIC/MACAÍBA às 8:00h.

O PNAIC consiste em uma ação promovida pelo Governo Federal mediante acordo firmado com os estados, municípios e entidades, com a finalidade de enfrentar um dos maiores desafios da educação em nosso país: a alfabetização de crianças nos primeiros anos de sua escolarização.

Para isso, o PACTO envolve as seguintes ações:

Formação continuada dos Professores alfabetizadores e seus Orientadores de estudo;

• Distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e tecnologias educacionais;
  • Avaliação sistemática da aprendizagem das crianças;
  • Gestão educacional, controle social e mobilização.

Por meio dessas ações o PACTO visa propiciar condições de trabalho para os professores e gestores de modo a garantir o direito de cada criança de aprender e se alfabetizar.

Nesse contexto, a formação continuada dos Professores e de seus Orientadores de estudo é um eixo central e exige esforços conjuntos.

No Rio Grande do Norte, a formação está sendo desenvolvida pela UFRN, juntamente com a UNDIME, Secretaria Estadual de Educação e Cultura.

O município de Macaíba, através da Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação aderiu o seu cadastro, com o compromisso no Ministério da Educação de melhorar o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, na qualidade do ensino das Escolas da Rede Municipal de Ensino do município de Macaíba.