Notícias

23 setembro, 2009 Prefeita busca apoio de Bom Jesus para ZPE

Marília Dias explicou que deseja unificar os municípios circunvizinhos de Macaíba para garantir a vinda da ZPE

A Prefeita de Macaíba, Marília Dias, se reuniu nesta segunda-feira com representantes políticos do município de Bom Jesus para tratar da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). No encontro, Marília Dias explicou que deseja unificar os municípios circunvizinhos de Macaíba para garantir a vinda da ZPE para a cidade. Em outubro, uma audiência pública será realizada em Macaíba para discutir o assunto com os diversos municípios que serão beneficiados com a ZPE.

A reunião contou com a presença do prefeito de Bom Jesus, Edmundo Aires Júnior, o vice-prefeito, Nicolau Valeriano de Oliveira Neto, além dos vereadores da cidade. A Prefeita de Macaíba disse durante o encontro que é preciso solidificar uma aliança em torno do objetivo, visando sempre o desenvolvimento de todo o entorno que sediará a ZPE.

“Com a ZPE vindo para Macaíba, todos os municípios vizinhos a ela irão crescer, formando um corredor de desenvolvimento que beneficiará não só Macaíba, mas a todos que estiverem ao lado”, afirmou a prefeita.

Mas Marília Dias ressaltou que é preciso estar preparado para tal avanço. “É preciso que os municípios estejam preparados adequadamente para receber a ZPE. Temos que ter logística, energia, telecomunicações, aeroportos, rodovias, portos e ferrovias eficientes no estado para poder abrigá-la", disse.

A Prefeita de Macaíba acrescentou na reunião que é preciso a colaboração de todos para a realização deste grande projeto. Entre os municípios que fazem fronteira com Macaíba e que deverão ser beneficiados com a vinda da ZPE estão Ielmo Marinho, Bom Jesus, Vera Cruz, São José de Mipibu, Parnamirim, Natal, São Pedro, Boa Saúde e São Gonçalo do Amarante.

SAIBA MAIS

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é um distrito industrial onde as empresas contidas nela são beneficiadas com a isenção de impostos e liberdade cambial. De tudo que produzirem, as empresas da ZPE devem destinar 20% para o mercado doméstico, enquanto o restante fica para exportação.

A idéia da ZPE é atrair empresas estrangeiras voltadas para exportação para que dirijam seus investimentos no Brasil. As vantagens para as empresas são a desoneração do investimento, flexibilidade no câmbio, suspensão e isenção tributária, agilidade aduaneira, redução de burocracia e segurança jurídica.

Com isso, o município contemplado ganhará mais empregos. Além disso, tecnologias são difundidas no meio em que está inserida a ZPE. Outro fator de fundamental importância na instalação da ZPE é que com ela vem desenvolvimento para o município que a abriga, corrigindo desiquilíbrios e desigualdades regionais.