25 setembro, 2009 Marília Dias anuncia construção de abatedouro

Abatedouro Público será construído em terreno doado pela UFRN. Investimento é de R$ 500 mil.

A Prefeita de Macaíba, Marília Dias, assinou na manhã desta sexta-feira (25) o termo de cessão de terreno, em que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), representada pelo reitor Ivonildo Rego, repassa uma área pertencente à Escola Agrícola de Jundiaí para a administração municipal. O objetivo da cessão do terreno é a construção do Abatedouro Público Municipal, através de convênio com o Governo do Estado e Governo Federal.

Após a assinatura do convênio, a prefeita Marília Dias se reuniu com o diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN), Luiz Cláudio de Souza Macedo. Na ocasião, a prefeita entregou a documentação de cessão do terreno para oficializar o convênio junto à instituição e assim receber os recursos para o início da obra, que será realizada pela Prefeitura.

Serão investidos R$ 500 mil em um maquinário moderno e na construção de locais adequados para o descarte das vísceras, de acordo com as determinações do Serviço de Inspeção Federal e respeitando o Meio Ambiente. O Abatedouro Municipal contará com uma capacidade diária de abate de 60 animais.

O Governo do Estado, através da Emater, garantiu os recursos necessários para a obra física e para os equipamentos do abatedouro, montante disponibilizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Com mais esta iniciativa, a Prefeitura de Macaíba está viabilizando mais uma solução para algo que está diretamente ligado à economia, produção rural e principalmente à saúde dos macaibenses. O abatedouro assegura a procedência da carne consumida no município.

“Construiremos o abatedouro, mas ele será administrado pelos criadores do município. Mas é claro que inicialmente a prefeitura estará presente dando todo o apoio necessário para o seu funcionamento”, explica a Prefeita Marília Dias.

Uma cooperativa de criadores deverá ser formado para gerir o abatedouro, sendo composto também por beneficiários de outros municípios.

Junto a conquista do Abatedouro Municipal, a Prefeitura tem trabalhado junto aos órgãos de vigilância sanitária para intensificar cada vez mais as fiscalizações, no sentido de garantir a qualidade da carne comercializada.

SELO
Outro aspecto importante para a garantia de uma carne saudável no prato do macaibense é que o produto processado no Abatedouro do Município terá o selo do SIF. Só com esta certificação o produtor poderá comercializar seu produto em grandes redes de supermercado e até mesmo exportar para outros países.