16 maio, 2013 Projeto da SMS será apresentado em Brasília

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), terá destaque no cenário nacional. O projeto 4º Objetivo do Milênio: Trabalhando a Desnutrição Infantil está entre os dez trabalhos selecionados do RN, pelo Conselho de Secretários Municipais (COSEMS), a serem apresentados no Congresso Nacional de Secretários Municipais no mês de julho do corrente ano em Brasília, na seção de Mostra de Experiências Municipais em Saúde que terá como tema este ano: “Brasil aqui tem SUS”.

O evento é considerado um dos maiores e mais importantes eventos da área da saúde pública do Brasil e do mundo, reunindo milhares de gestores municipais e estaduais, trabalhadores, pesquisadores, usuários dos serviços e demais atores que constroem a saúde pública brasileira.

O projeto oferece à criança desnutrida que tenha entre 6 meses e 7 anos de idade uma assistência integral de saúde através do acompanhamento pela equipe multidisciplinar (médico clínico geral e pediatra, nutricionista, enfermeira, dentista, psicóloga, assistente social). O projeto conta com a parceria da empresa Multdia, que oferece a cada criança kits alimentares. No início deste ano, com a nova gestão, o projeto está sendo reformulado e, em virtude disso, outros benefícios deverão ser incluídos em conjunto com as secretarias de Educação e Ação Social.

Na Educação, será realizado um acompanhamento da frequência escolar das crianças que já estudam e também, como proposta inovadora, motivar os pais para concluírem o ensino médio, facilitando sua inclusão no EJA/Brasil Alfabetizado.

Quanto à Secretaria de Trabalho e Assistência Social, caberá a responsabilidade no oferecimento a este público (pais e filhos a partir de 16 anos) dos cursos profissionalizantes. Acredita-se que tais atividades só reforçam o cuidado na atenção à criança desnutrida e criará possibilidades de melhoria na condição financeira e social da família. O evento acontecerá entre os dias 07 e 10 de julho em Brasília.

Foto: Dejackson A. Farias