23 maio, 2013 SEMURB promove projeto de conscientização nas escolas municipais

Orientar e despertar a vocação do alunado municipal para as profissões relacionadas às atividades técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e, consequentemente, ao cuidado em relação ao meio ambiente. Esta é uma das iniciativas da Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB). O projeto é denominado de SEMURB nas Escolas.

O objetivo é despertar a conscientização ambiental das crianças e jovens macaibenses acerca das questões ambientais, especialmente no âmbito municipal. Através do contato com estudantes e docentes, técnicos da SEMURB visam despertar o interesse por profissões que tenham afinidade com os serviços executados pela instituição, tais como: biólogo, técnico de controle ambiental, engenheiro sanitarista, engenheiro florestal, fiscal ambiental, entre outras.

Segundo o secretário municipal da pasta, Antônio Carlos Matos, existe uma carência no município de profissionais que executam esses tipos de serviços. Assim, esse projeto pretende dirimir essa questão em médio prazo. Além disso, a entidade em questão incentiva o plantio de mudas entre os estudantes.

Ainda de acordo com Antônio Carlos, Macaíba tem um grande potencial ambiental para ser cuidado e promovido, de maneira que a população possa aproveitá-lo de maneira sustentável, visando a sua conservação para as futuras gerações.

Com efeito, a SEMURB planeja diversos projetos para lidar com as questões ambientais do município, entre eles “Circuito Verde”, “Licenciar Bem” e “Macaíba Minha Memória”, além da construção de uma estação turística e ecológica em local a ser estudado.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias