24 maio, 2013 Equipe da SMS participa de importante reunião com representante do Ministério da Saúde

Na manhã desta sexta-feira (24), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou de uma reunião com uma representante do Ministério da Saúde, Acácia Cândido, que também é articuladora do projeto Rede Cegonha no Estado do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, também estavam presentes dois representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), funcionários do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho (HRAMF) e membros do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e equipe do laboratório do Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca Santos.

O objetivo principal da reunião foi a reativação do projeto Nova Semente, o qual visa o atendimento integral às gestantes que necessitam do serviço de saúde no município de Macaíba. De acordo com a responsável pela pasta da Saúde, Silvana Cosme, a reunião foi muito positiva, visto que o projeto Nova Semente, articulado à Rede Cegonha, possibilitará as gestantes da cidade o acesso garantido aos serviços de saúde, tendo assistência durante todo o ciclo gestacional, ou seja, do início da gravidez até o puerpério (período pós-parto).

Além disso, com a reabertura dos serviços obstétricos do Hospital Alfredo Mesquita, que ocorrerá em breve, as mulheres voltarão a ter seus bebês neste município. Algo que não vem ocorrendo há cerca de 2 anos.

O acompanhamento das gestantes visa principalmente o provimento de uma gestação saudável. Assim, ao sentir sintomas de gravidez, a mulher deverá se dirigir a uma das 22 Estratégias de Saúde da Família (ESF) ou ao Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca Santos, mais conhecido como Posto da Maré, para receber as devidas orientações e cuidados. Em associação ao projeto, o município também irá se empenhar no estímulo à prática da amamentação até os seis meses de idade.

Vale Salientar que a Prefeitura de Macaíba conta com uma equipe multidisciplinar do NASF e do SAE para atender às necessidades das parturientes, a qual é composta por ginecologista, pediatra, fisioterapeuta, psiquiatra, psicólogo, nutricionista e assistente social.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias