27 maio, 2013 Pax Club sedia 5ª Conferência das Cidades

O Centro de Convivência Pax Club sedia nesta terça-feira, 28, tendo inicio às 7h30 com o credenciamento dos escritos, a 5ª Conferência Nacional das Cidades – Etapa Municipal de Macaíba, que este ano acontecerá sobre o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já!”. O evento é organizado por meio de uma ação coletiva das secretarias municipais da Prefeitura de Macaíba, de membros do Poder Legislativo Municipal e da sociedade civil em geral.

De acordo com Marcela Gomes da Silva, analista municipal de obras e um dos membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) que faz parte da Comissão Preparatória da 5ª Conferência, o evento tem como objetivos e finalidades propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos nacionais, estaduais e municipais com os diversos seguimentos da sociedade sobre assuntos relacionados ao tema Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, além de sensibilizar a sociedade macaibense para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas urbanos existentes na cidade.

Ainda, segundo Marcela, durante a conferência os participantes se dividirão em quatro grupos, sendo destinado um eixo temático para cada, entre eles estão: A participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU); Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU); Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial e Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.

Marcela informou também que os grupos elegerão 28 propostas que posteriormente serão encaminhadas ao prefeito, Fernando Cunha, e à 5ª Conferência Nacional das Cidades – Etapa Estadual, sendo que serão selecionadas dez como prioridades, além de escolherem, em votação, 7delegados para representar o município na conferência estadual.

“Esperamos uma participação popular no estabelecimento de metas e planos de ação para os problemas urbanos. Diante mão, a SEMURB agradece a participação de todos e o apoio dos que estão empenhados para que o evento seja realizado com êxito!”, ressalta Marcela, que aproveitou para comunicar a todos os inscritos que compareçam no local do evento com antecedência para realizar o credenciamento.

Texto: Wedson Poeta

Foto: Dejackson A. Farias