28 maio, 2013 CEO: Unidade do município funciona desde 2006 atendendo à população

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os Centros de Especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os serviços de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

Em Macaíba, existe uma unidade do CEO, que fica localizada na Rua João Pessoa (centro), em frente à Capela São José Operário. A unidade funciona desde o ano de 2006, construída na gestão anterior do então prefeito Fernando Cunha, sendo administrada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e tendo como coordenadora a odontóloga Geovana Lima Dore.

Segundo a coordenadora, o CEO funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, atendendo, diariamente, cerca de 50 pessoas. Ainda, segundo ela, os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados, para os casos mais complexos. A odontóloga informou, também, que a unidade recebeu, na nova gestão, equipamentos novos, além da estrutura física ter passado por um processo de revitalização, realizado no mês de março.

“O atendimento no CEO é especializado, com dentistas pós-graduados garantindo o completo tratamento odontológico à população macaibense”, comentou a coordenadora, informando que os pacientes de localidades que não possuem unidades médicas com atendimento odontológico podem deslocar-se até a unidade da rua João Pessoa para poder realizar seu tratamento.

Para a senhora Tereza Célia da Silva, 33, residente às margens da BR-101, em comunidade próxima ao Distrito Industrial, os serviços e o atendimento prestados pela equipe do CEO são ótimos. “Sempre que precisei dos serviços do CEO fui bem atendida. Hoje acompanho a minha filha que, com urgência, necessitou realizar um tratamento dentário”, relatou.

Texto: Wedson Poeta

Foto: Dejackson A. Farias