29 maio, 2013 SME se prepara para o Censo Escolar 2013

Nesta quarta-feira (29) tem início a realização do Censo Escolar 2013. Neste ano, o período de censeamento ocorre de 29 de maio a 01 de julho. Vale salientar que a administração municipal é responsável tanto pelo censo das escolas públicas, quanto pelo das escolas privadas.

A secretária municipal de Educação, Márcia Portela, destaca a relevância do processo ao referi-lo como um “celeiro de informação que começa pelo município e abrange o estado e o país”. Márcia ainda enfatizou a questão da transparência de informações que o censo proporciona.

Serão realizadas reuniões com os gestores e os auxiliares administrativos das escolas públicas, a fim de transmitir as orientações plausíveis para o bom transcurso do processo em pauta. No caso das instituições privadas, a reunião ocorre com os gestores.

Neste ano, a novidade é a Criação de Coordenações Distritais (CODIS), tendo em vista um melhor gerenciamento dos dados das instituições escolares a serem cadastradas. O município de Macaíba tem 5 CODIS, sendo que cada uma é composta por quatro, seis ou oito escolas. Ao todo, totaliza-se 42 escolas. Cada CODI conta uma coordenadora, a qual é chamada de “madrinha”.

As coordenadoras das CODIS atuam como mediadoras entre os gestores escolares e Secretaria Municipal de Educação (SME). A responsável pela pasta vê o sistema do censo escolar como “difusor de informação” para que o município tenha retorno do Governo Federal com relação a equipamentos para as escolas, como, por exemplo, computadores ou materiais específicos para alunos portadores de deficiências.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias