31 maio, 2013 Dia Mundial sem Tabaco: Prefeitura alerta sobre o uso exagerado da substância

Nesta sexta-feira, dia 31 de maio, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.

Em Macaíba, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta à população sobre as complicações causadas pelo uso exagerado do tabaco, utilizado de diversas maneiras, de acordo com sua forma de apresentação: inalado (cigarro, charuto, cigarro de palha); aspirado (rapé); mascado (fumo-de-rolo), porém sob todas as formas ele é maléfico à saúde.

O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares, entre elas estão a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual.

Se o tabaco não lhe traz felicidade, na verdade, só lhe faz mal, porque insiste em usar? Saia dessa, diga não ao tabaco!

Texto: Wedson Poeta

Foto: Google