03 junho, 2013 Comissão de Desenvolvimento Econômico será reativada

Diversos secretários municipais estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (03) na Prefeitura Municipal para discutir a reativação e, consequentemente, a reconfiguração da Comissão Municipal de Desenvolvimento Econômico. A reunião foi liderada pelo responsável pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE), Auri Alaécio Simplício. Criada através do Decreto nº 1122, de 18 de Julho de 2005, a comissão em questão tinha como principais objetivos analisar e emitir pareceres acerca de projetos de instalação de estabelecimentos comerciais e indústrias no município.

Inicialmente, a Comissão era composta por seis pastas. Hoje são sete as pastas que a integram: Desenvolvimento Econômico; Gabinete Civil; Administração e Finanças; Tributação; Planejamento; Orçamento e Controle Interno, Procuradoria e Meio Ambiente e Urbanismo. Contudo, devido às novas necessidades econômicas, sociais e urbanísticas, estuda-se a inclusão de mais três pastas: Infraestrutura, Educação e Trabalho e Assistência Social.

Um dos principais problemas a serem abordados diz respeito à qualificação da mão de obra local, dada à escassez de capacitação com relação a diversas áreas cruciais para o desenvolvimento econômico de Macaíba. Outro ponto a ser enfatizado é implantação de novas empresas no território macaibense, assim a regulação de novos complexos habitacionais.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Auri Simplício, “a reunião é muito importante, porque norteia todas as ações de desenvolvimento do município que estão dentro das atribuições do Decreto nº 1122”. No mais, a Comissão Municipal de Desenvolvimento Econômico tem a incumbência de analisar demais projetos que tenham viabilidade econômica, que visem o desenvolvimento econômico, em especial dos empreendimentos industriais, possibilitando a promoção do bem-estar da população de Macaíba. A próxima reunião da comissão será realizada na próxima segunda-feira (10) às 15h.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias