05 junho, 2013 Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por visitas, ações e projetos

Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Macaíba, em parceria com o Poder Judiciário, representado pela 1ª Vara Criminal, em parceria com as secretarias de Agricultura, Pecuária e da Pesca, de Educação e de Meio Ambiente e Urbanismo, promoveu visitas ao transbordo municipal, local onde ocorre o tratamento e separação de dejetos (orgânicos e industriais), com o intuito de despertar e estimular o interesse da população, especialmente alunos de escolas públicas municipais para as questões ambientais.

A visitação contou com a presença do Juiz da 1ª Vara Criminal, Dr. Felipe Barros, os secretários municipais, três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Arinaldo, totalizando 63 alunos, três professores, um monitor, um expositor (palestrante) e diversos funcionários da Prefeitura Municipal de Macaíba. Na ocasião, foi apresentada uma horta diversificada, orgânica, onde os alunos eram instruídos acerca de sua manutenção e também sobre a importância do meio ambiente em geral.

O Dr. Felipe Barros relatou a importância do local não só para a questão ambiental, mas também para a questão sócio-educativa, já que a horta que estava sendo utilizada na ocasião também serve como meio de trabalho para pessoas que cometeram delitos, constituindo-se, portanto, em um projeto social.

De acordo com o secretário de Agricultura, Francisco Maia, a ideia de realizar uma visita deste tipo e ao mesmo tempo uma aula extraclasse na área de ciências biológicas traz motivação para o alunado. O secretário ressaltou a expressiva voluntariedade das crianças para semear e colher diversas espécies de verduras e leguminosas durante o decorrer do evento.

A diretora da Escola Municipal José Arinaldo, Arleane Gomes, que estava presente no evento, acompanhando os alunos, declarou: “É fundamental apontar a importância da preservação do meio ambiente relacionado ao contexto de vida”, ainda acrescentou que eventos assim são importantes para o crescimento da consciência de preservação.

Já Silas Costa, que estava cumprindo pena alternativa através do trabalho prestado na horta em questão, avaliou-a como “boa”, pois ajuda a reduzir sua pena e ajuda a comunidade. O regime de trabalho pode ser cumprido através de sete horas diárias uma vez por semana ou três horas e meia diárias divididas em dois dias da semana. No total, cerca de 100 pessoas estavam contemplando o evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias