06 junho, 2013 Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Saúde promovem oficina de reciclagem

Com o intuito de dar continuidade às ações referentes à Semana Nacional do Meio Ambiente, três secretarias municipais, Educação (SME), Saúde (SMS) e Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), se organizaram na manhã desta quinta-feira (6) para oferecer oficinas de reciclagem para alunos de rede pública de ensino municipal. À SEMURB coube a idealização da oficina de reciclagem, a qual tinha o intuito de conscientizar acerca da questão do lixo. Ao todo participaram cerca de 20 alunos da Escola Municipal Auta de Souza. Na ocasião, também estiveram presentes a secretária de Educação, Márcia Portela, professores, monitores, coordenadores da SEMURB (Stephane Melina, Alândia Gomes, Cássia Amaral e João Paulo Carvalho) e agentes de endemias da Secretária Municipal de Saúde. Estes últimos fizeram uma palestra com relação à prevenção da Dengue e questões ambientais e também distribuíram panfletos educativos.

A secretaria Márcia Portela salientou que as escolas municipais estão envolvidas na educação ambiental, pela preservação do meio ambiente, arborização dos espaços ao redor dos estabelecimentos de ensino e coordenação de projetos correlacionados à temática em pauta. Já os agentes de saúde José Roberto Souza e Eleonora Barros relataram que a palestra foi importante, já que a Dengue está aflorando nesta época do ano. Com efeito, há a necessidade de mover pais, professores, alunos e população em geral para combatê-la. Os agentes esclareceram que, apesar de tudo, a Dengue não chegou a níveis alarmantes na cidade de Macaíba. Porém, solicitam a colaboração da população na luta contra a doença.

Os palestrantes complementaram que os carros fumacês não estão passando nas ruas cidade, devido à situação de larga epidemia não existir, de fato, no âmbito municipal, e que tais veículos só podem ser liberados em casos de extrema necessidade, porque não dependem apenas do Poder Executivo Municipal, mas de órgãos ambientais ligados a outras instâncias. A oficina ocorreu na Indústria do Conhecimento, localizada nas proximidades da Prefeitura Municipal de Macaíba. José Roberto Souza foi incisivo com relação à importância de combater a Dengue: “a Dengue não exclui ninguém, pega branco, preto, rico, pobre, tudo”.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias