07 junho, 2013 Descentralização tem efeito positivo

Descentralização da marcação de consultas tem gerado efeitos positivos

Menos de uma semana após a data de início da descentralização do serviço da marcação de consultas, ocorrida na segunda-feira (3), funcionários e usuários dos serviços de saúde do município já percebem os efeitos positivos dessa decisão da administração do prefeito Fernando Cunha. As filas e as longas esperas desapareceram.

A coordenadora de atenção básica, Glenda Freitas, esclareceu que é perceptível a satisfação e a surpresa dos usuários no que concerne ao fim das recalcitrantes filas de espera. Já a enfermeira Evaneide Diniz, da unidade de saúde Potengi, localizada no Conjunto Alfredo Mesquita, afirmou que está gostando da nova configuração da marcação de consultas, pois a administração municipal pensou no melhor para a população de Macaíba. Ela também destacou a agilidade do serviço após o processo de descentralização.

Carlos Alberto, funcionário da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explicou que as pastas das solicitações têm chegado com frequência na sede para seguir seus trâmites legais. Carlos também percebe a satisfação dos usuários, principalmente os da zona rural, os quais não mais necessitam se deslocar para o centro da cidade para efetivarem suas marcações de consultas.

Já a usuária Francisca de Paula Assunção, 58 anos, moradora do conjunto abrangido pela unidade de saúde Potengi relatou que já chegou até “a dormir na fila” antigamente, mas agora está ótimo o serviço, porque os funcionários a atenderam bem e ela não perdeu tempo no local. Realça-se que, agora, os usuários podem marcar suas consultas nas unidades de saúde de seus próprios bairros, localidades ou circunvizinhanças.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias