11 junho, 2013 COMPDEC realiza 3ª reunião

A Coordenadoria do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) suscitou na manhã desta terça-feira (11) mais uma reunião com o intuito de consolidar a formação do órgão que será responsável por coordenar e implementar as ações da Defesa Civil no âmbito municipal. Uma das principais pautas da reunião foi discutir a nomeação dos conselheiros que irão compor o conselho.

O órgão funcionará através do seguinte organograma: coordenadoria, presidência, vice-presidência, secretaria e demais membros. Sendo que o principal líder é o coordenador, o qual é representado pela pessoa do secretário de Infraestrutura: Rawplácido Saraiva. Entretanto, as ações que partirem da coordenação necessitarão de referendo do corpo do conselho para que possam ser efetivamente postas em prática.

Com efeito, o conselho funcionará de forma democrática e cada segmento da sociedade que o representar poderá empenhar seus pares para propor e executar ações que beneficiem a sociedade macaibense. Por exemplo, o (a) representante da Saúde, em caso de enchentes, poderá atuar na prevenção ou combate a endemias ou surtos momentâneos de determinada enfermidade. Ou ainda, o (a) representante de segurança poderá sugerir e promover ações de combate de violência.

Enfatizando-se que, sejam de qual segmento forem oriundas, as propostas deverão ser referendadas pelos demais integrantes do COMPDEC. A próxima reunião ocorrerá no próximo dia 26 de junho, no horário das 09h. Na ocasião, serão apresentados os nomes dos titulares e suplentes que constituirão o órgão.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias