Notícias

11 junho, 2013 Efeitos positivos da descentralização são percebidos na zona rural

A descentralização da marcação de consultas, iniciada no último dia 3 de junho, também já surte efeitos positivos na zona rural de Macaíba. Na manhã desta terça-feira, foram ouvidos funcionários e usuários da unidade de saúde sediada na comunidade de Riacho do Sangue, zona rural do município.

A técnica de enfermagem Allany Cabral nos relatou que os usuários avaliam como positiva a descentralização da marcação de consultas devido ao fato de não mais precisarem pagar passagens e se deslocarem para a zona urbana de Macaíba, com o agravante de que outrora tinham a incerteza se os seus exames seriam marcados ou não.

Já a usuária Zélia Cristina da Silva, 48 anos, agricultora, moradora do assentamento Eldorado dos Carajás, localidade adjacente da unidade, afirmou que “achou melhor”. Zélia ressaltou que foram muitas às vezes em que esteve na cidade e não conseguia marcar suas consultas. “Agora não precisa mais disso”, declarou a agricultora.  No momento da entrevista, a usuária se mostrou satisfeita com a mudança.

O casal Medson Rennan e Catiane Deise, 22 e 21 anos, respectivamente, residentes na comunidade de Riacho do Sangue, estavam realizando uma consulta com seu bebê recém-nascido e, além de avaliarem como benéfica a descentralização, ressaltaram o fator econômico. Não é mais necessário ir à Macaíba.

A médica Aline Lyra, que estava atendendo o casal acima mencionado, ressaltou que o atendimento melhorou e que os agentes comunitários de saúde estão fazendo a divulgação para os moradores da localidade acerca da possibilidade de poderem marcar seus exames mais próximos de seus domicílios. 

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias

Assecom-PMM