11 junho, 2013 Transbordo: estação do município é referência estadual

Pontos de destinação intermediários dos resíduos coletados na cidade, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o aterro sanitário, as Estações de Transbordo, portanto, são locais onde o lixo é descarregado dos caminhões compactadores e, depois, colocados em uma carreta que leva os resíduos até o aterro sanitário, seu destino final. O volume estimado de movimentação nos transbordos é em torno de 1.200 mil toneladas por dia.

Inaugurada no dia 6 de agosto de 2006, na gestão anterior do prefeito Fernando Cunha, a Estação de Transbordo de Macaíba, considerada modelo para outros municípios, foi a primeira unidade implantada no Rio Grande do Norte. Segundo o arquiteto e urbanista João Paulo de Carvalho Silva, coordenador da unidade, que é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) da Prefeitura Municipal, no espaço destinado ao transbordo também funciona o horto (local de cultivação de mudas), que está sendo readequado, pois estava defasado em número de espécies de plantas.

De acordo com o secretário Antônio Carlos, a unidade está funcionando normalmente na atual gestão, recebendo todo o material coletado nas residências e encaminhando para o local adequado. “Desde o início da atual administração estamos realizando um grande trabalho para que o nosso transbordo, referência estadual, continue funcionando normalmente sem causar danos ao meio ambiente e contribuindo com o projeto de manter limpos os lares e as ruas do município”, informou.

Texto: Wedson Poeta

Foto: Dejackson A. Farias