13 junho, 2013 Macaíba sedia audiência pública sobre implantação de campus do IFRN

Na tarde desta quinta-feira (13), a partir das 16h, no centro de convivência local, Pax Club, a cidade de Macaíba sediará uma audiência pública acerca da implantação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em seu território, bem como a solicitação para abertura de novos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). O evento é promovido pela Câmara Municipal e tem total apoio logístico da Prefeitura Municipal de Macaíba.

O IFRN é uma instituição brasileira de ensino superior, médio, técnico-profissional e outras modalidades de ensino, subordinada diretamente ao Ministério da Educação. O instituto em questão fora criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN). Atualmente, possui hoje uma estrutura multicampi, com unidades de ensino em diversas regiões estratégicas do estado.

Macaíba poderá ser grandemente beneficiada com o funcionamento de uma unidade do IFRN em seu território, visto que, além de um centro de educação de referência nacional, poderá evitar o deslocamento de estudantes macaibenses para cidades circunvizinhas, sendo que os discentes ganharão em termos de tempo e economia.

Para o evento, já está confirmada a presença do prefeito Fernando Cunha, representantes do poder legislativo macaibense, além de diversas autoridades do estado potiguar, como deputados federais, deputados estaduais, prefeitos de cidades circunvizinhas e representantes da sociedade civil organizada. Toda a sociedade macaibense, principalmente a classe acadêmica, está convidada.

“Quantas pessoas deixaram de fazer um curso universitário, porque não tinham condições de se deslocar para Natal ou até mesmo por não haver aqui em Macaíba o curso que almejavam fazer?”, indagou o prefeito Fernando Cunha, acrescentando que é preciso oferecer em Macaíba cursos que atendam as necessidades do comércio, indústria e área de serviços relacionados ao contexto empregatício do município.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias