Notícias

17 junho, 2013 UPA: Inauguração da sede de Macaíba será no dia 28

A partir do próximo dia 28 deste corrente mês, a cidade de Macaíba contará com o funcionamento da sede de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O objetivo primordial de uma UPA é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que nelas possam ser resolvidos sejam encaminhados para as unidades hospitalares.                                                     

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e demais serviços de complexidade intermediária. As UPAs inovam ao oferecer uma estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Nas localidades que contam com as UPAs, mais de 90% dos casos são solucionados nas próprias dependências das unidades. Quando um paciente dá entrada em suas unidades, a equipe médica presta socorro, controla o problema e detalha o diagnóstico.

Os integrantes da equipe médica analisam se é necessário encaminhar o (a) paciente a um hospital ou se devem mantê-lo (a) em observação por 24h. Em suma, UPAs são unidades de saúde pré-hospitalares que não objetivam longas hospitalizações.

Para serem atendidos em uma UPA, os pacientes deverão comparecer, preferencialmente, portando documento de identidade. No entanto, Os casos graves serão atendidos independentemente da documentação. Os pacientes menores de idade deverão estar acompanhados de um (a) responsável, munidos de documento de identidade. No caso de crianças que ainda não possuem documento de identidade, o (a) responsável poderá levar cópia da certidão de nascimento ou a carteira de vacinação.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias

Fonte: ASSECOM/PMM