19 junho, 2013 Prefeitura e UFRN promovem ações contra o câncer de mama

A Prefeitura de Macaíba em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem realizado ações de prevenção ao câncer de mama. As ações são realizadas por formandos do curso de medicina da UFRN, sob a coordenação de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os estudantes realizam estágio curricular em saúde coletiva nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Em Macaíba, a unidade que está sendo contemplada atualmente está localizada na Vila São José e abrange tanto a comunidade quanto as adjacências, como é o caso do Conjunto Aquarela e do Conjunto Nova Macaíba.

Para o médico Jailton Oliveira, o convênio é uma riqueza para a comunidade. Jailton relata que trabalha há 18 anos no município de Macaíba e que neste período ainda não presenciou as ações atingirem a atual magnitude. Segundo o médico, o apoio da Prefeitura de Macaíba, por intermédio da SMS tem sido essencial.

Já o estudante de medicina Hugo Rodrigues acredita que o mais importante é vencer o preconceito e a timidez de muitas mulheres com relação à prevenção do câncer de mama. Dezenas de mulheres estão sendo contempladas pelas ações de prevenção e conscientização acerca do câncer de mama, um dos tipos de câncer mais incidentes na população brasileira.

Andry Morais