26 junho, 2013 Macaíba recebe Micareta do PROERD

Nesta quinta-feira (27), 16:00h, a cidade de Macaíba recebe a Micareta do PROERD. A concentração terá início a partir das 15h em frente à sede da Prefeitura Municipal. A expectativa é que cerca de 3.000 pessoas participem do movimento.

O evento acontece com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Também haverá participação logística da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMIN), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e Secretaria Municipal de Administração e Finanças (SEMAF).

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.) surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

No Estado do Rio Grande do Norte, o PROERD foi implantado em 2002. Hoje o efetivo de policiais militares instrutores fazem parte da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (CIPRED) criada no final de 2008 através do Decreto 21.002 de 31 de dezembro, é a primeira unidade do país que trabalha exclusivamente na prevenção ao uso de drogas.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre policiais militares devidamente capacitados para este fim, chamados Policiais PROERD, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes, pais e comunidades, onde são oferecidas estratégias preventivas visando reforçar os fatores de proteção, principalmente, aqueles que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança ou adolescente com relação ao envolvimento com drogas ou comportamentos de risco.

O PROERD é desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando o 5º ou 7º ano do ensino fundamental. Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos.

Texto: Andry Morais

Foto: Google