27 junho, 2013 UPA de Macaíba: excelente estrutura e staff capacitado

A UPA de Macaíba, a ser inaugurada nesta sexta-feira (28), surge como uma das maiores construções do gênero no Estado do Rio Grande do Norte. Na unidade trabalharão dezenas de profissionais, divididos nos seus respectivos regimes de horários, podendo estes ser de 12h ou 24h.

Entre os profissionais que irão compor o staff da UPA de Macaíba, estão plantonistas médicos, diretor geral, diretor clínico, gerente e supervisor de faturamento, coordenadores, enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros; além dos profissionais de áreas de apoio como vigilantes, auxiliares de cozinha, agentes de limpeza, dentre outros.

A UPA contará com profissionais com experiência na rede de saúde de urgência e emergência. A secretaria municipal de Saúde, Silvana Cosme, destaca a importância de um estabelecimento desse porte para a cidade, satisfazendo um constante anseio da população: um atendimento de urgência e emergência de qualidade na cidade de Macaíba.

Ao chegarem à unidade de pronto atendimento, os pacientes serão classificados com base em um sistema similar ao Modelo de Manchester, onde serão atribuídas, através de pulseiras, quatro cores para esses usuários: vermelha, amarela, verde e azul. A cor representa casos de emergência, ou seja, atendimento imediato. A cor amarela representa atendimento urgente, isto é, um atendimento que exige cuidados a serem tomados em um curto espaço de tempo após a entrada. A cor verde significa que o paciente pode esperar determinado tempo, por se tratar de caso não urgente. Por fim, a cor azul, denota que não há necessidade de urgência, pois se trata de um caso de atenção básica.

Salienta-se que a UPA não é um lugar de internação de pacientes, mas um espaço para atendimentos de baixa e média complexidade. Por conseguinte, casos graves serão encaminhados para unidades hospitalares. Cléa Fernandes e Célia Croisfelt, profissionais que irão trabalhar nas dependências da UPA de Macaíba, chamam a atenção para os benefícios que a unidade irá trazer para a população macaibense, devido à sua estrutura física apropriada, equipamentos e sistemas de ponta que irão gradativamente ser implantados à medida que os serviços forem sendo consolidados.

Um dos exemplos relaciona-se à informatização dos atendimentos, sendo que relatórios serão emitidos periodicamente a fim de ter um melhor controle da demanda atendida. A nova sede da UPA funcionará já a partir do próximo sábado (29) e fica localizada às margens da RN 160, ao lado do Centro de Saúde Anita Garibaldi. A unidade de pronto atendimento funcionará 24 horas por dia, como preconiza o Ministério da Saúde.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias