04 julho, 2013 Macaíba adere ao Programa Saúde na Escola

Na quinta-feira, 27 de junho, a Prefeitura Municipal de Macaíba aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE). O referido programa é federal e foi instituído em 2007. Trata-se de uma política intersetorial dos ministérios da Saúde e da Educação. O PSE tem a meta de contribuir para a formação integral de discentes através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, almejando o enfrentamento das vulnerabilidades que interferem no pleno desenvolvimento de crianças e jovens matriculados em redes públicas de ensino. O programa visa à integração permanente entre os setores de Educação e Saúde.

Em Macaíba, serão contempladas 48 escolas, sendo que 42 são da rede municipal de ensino e seis são da rede estadual. As ações do PSE incluem atendimentos odontológicos, pediátricos e oftalmológicos, além de consultas com clínicos gerais, nutricionistas, inclusive com avaliação antropométrica. No caso das crianças, também é verificado se o calendário de vacinação está sendo cumprido de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

As ações são periódicas e duram até que sejam alcançadas as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde. Em Macaíba, aproximadamente 10.000 crianças e jovens em idade escolar serão beneficiados pelas intervenções do PSE. Patrícia Souza, uma das coordenadoras do programa em Macaíba, esclareceu que as ações são conduzidas pelas Equipes de Saúde da Família (ESFs).Já a outra coordenadora do PSE local, Aldilene Albuquerque, demonstrou otimismo em relação às ações do programa. Segundo Aldilene, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai trabalhar para alcançar todas as metas estabelecidas pelo Governo Federal.

Andry Morais