04 julho, 2013 Apresentação do projeto Trilhas acontece amanhã

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Macaíba realiza nesta sexta-feira (5) a apresentação do projeto Trilhas, que faz parte do contexto do programa Crer para Ver, o qual visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública do Brasil, sendo, desde 1995, desenvolvido pelo Instituto Natura. O evento acontece no Centro de Convivência Pax Club, a partir das 8h. A apresentação será feita pela formadora local do programa, Rosilene Peixoto, tendo como público alvo os gestores de escolas da rede municipal de ensino.

O Trilhas é um projeto coletivo, elaborado pelo Natura em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com a coordenação técnica da Comunidade Educativa (CEDAC). O projeto é um conjunto de material elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado.

Os materiais do Trilhas serão distribuídos em escolas públicas e contará com o apoio de uma rede de ancoragem nacional que auxiliará sua implementação, incentivando seu bom uso por meio de um processo de formação continuada. De acordo com Rosilene Peixoto, eles ajudarão bastante no processo de alfabetização dos alunos macaibenses, instrumentalizando os professores para que o livro, a leitura, a literatura e, acima de tudo, para que o desenvolvimento das capacidades intelectuais tenham lugar no cotidiano escolar.

MATERIAIS

Cadernos de Orientação – sequência de oito atividades para serem realizadas junto às crianças;

Caderno de Estudos – aprofundamento dos conteúdos tratados nos diferentes cadernos de orientações;

Caderno Trilhas de Jogos – repertório de jogos a serem desenvolvidos pelo professor em sala com as crianças.

Texto: Wedson Poeta

Foto: Google