09 julho, 2013 Mais luz para a cidade!

Na manhã desta terça-feira (9), A COSERN com suporte da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) promoveu uma palestra educativa acerca do uso sustentável de energia. O principal palestrante foi o gestor da unidade de baixa renda da COSERN – Valdágrio Chacon.  O evento foi direcionado à população em geral, especialmente a de baixa renda. Cerca de 500 pessoas estavam presentes na ocasião.

Além de receberem instruções sobre como economizar energia, os populares receberam três lâmpadas de baixo consumo de energia e foram orientados sobre como se cadastrar no programa Tarifa Social. O programa Tarifa Social foi instituído através da Lei Federal nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010. Trata-se de um desconto na conta de luz destinado às famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

O benefício é concedido para núcleos familiares compostos por pessoas com rendimento de até meio salário per capita. O desconto varia de acordo com o consumo de energia. O maior desconto (65%) é aplicado para residências que consomem até 30 KWh por mês, já o menor desconto (10%) é destinado às residências com consumo mensal entre 101KWh e 220KWh. Consumidores residentes em comunidades quilombolas e indígenas são totalmente isentos.

Em Macaíba, já existem diversas pessoas cadastradas no programa. Contudo, muitas outras pessoas ainda poderão ser beneficiadas. Os usuários que desejarem se cadastrar deverão procurar umas das duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Macaíba, munidos de seus documentos pessoais.

Texto: Andry Morais